Situação de Aprendizagem - texto "Meu primeiro beijo", Antonio Barreto. Profª Marlene de Jesus Costa
Público alvo: 6° anoTempo previsto: 06 a 08 aulas
Conteúdos/Temas: Estudo de gênero textual; crônica; elementos da narrativa; leitura de crônicas, estudo de aspectos linguísticos; preenchimento de ficha organizativa, produção de crônica.
Construção de situação de aprendizagem para explorar, desenvolver e ampliar capacidades de leitura, a partir das seguintes estratégias:
Texto " Meu primeiro beijo", Antonio Barreto.
( fragmento)
"É dificíl acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil. Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era o "beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim..."
1° Ativação de conhecimento de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses;
Quem era o Cultura Inútil?
Em que assunto eles eram virgens?
Esse assunto mexe com as emoções das pessoas?
Por que eles estavam com medo?
E vocês sabem o que é beijo?
Quem já beijou? Em que lugar? Foi bom?
2°Localização de informações, comparação de informações; generalizações;
( fragmento)
" Não sei se numa aula de Biologia ou de Química o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetes". " Você é a glicose do meu metabolismo".
Quem era o Culta?
O que poderia está escrito no bilhete?
O que ele quis dezer com a expressão: "Você é a glicose do meu metabolismo?"
Qual é o gênero textual desse texto?
Localize os elementos da narrativa.
Quem é o autor do texto?
3ºProdução de inferências locais; produção de inferências globais;
Como vai terminar essa história?
O que é perdigotos?
Quem é o Paracelso?
O que ele quis dizer com a expressão:"Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia?
4° Recuperação do contexto de produção; definição de dificuldades e metas da atividade da leitura;
Elaborar a ficha organizativa:
Nome do livro, Título, Tema, Gênero textual, Autor do texto, Editora, Cidade/Ano.
5ºRecuperação das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade;
Trabalhar o texto "O beijo reserva muito mais do que prazer", Paulo Villarubina Mauso.
6º Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos;
Por que em outras culturas o beijo varia conforme os costumes e tradições de cada povo?
AVALIAÇÃO: Preenchimento da ficha organizativa, Recapitular os aspectos principais da narrativa para produção escrita, pois os alunos deverão recontar esse mesmo texto de forma diferente.Pesquisar sobre o beijo em outras culturas.
Quero dar meus parabéns a vocês que produziram este blog! Ficou ótimo!
ResponderExcluir